Caminhos para uma memória empresarial

por Flávia Borges

           Promover a transparência e o conhecimento nas organizações, a reflexão de uma política sociocultural, inclusiva e sustentável, com base na valorização das memórias pessoais e empresariais, e a preservação do Patrimônio Histórico Cultural brasileiro, são as metas que orientam os projetos da Tempo&Memória.

            A formação em História me deu a oportunidade e a capacidade de entender melhor o mundo e as relações sociais e culturais que nos permeiam seja na vida familiar, no trabalho ou no convívio social e nas relações com o ambiente que nos cerca.

            No final da década de 1980, quando decidi deixar a carreira de professora para tentar um empreendimento na área empresarial, pensei em utilizar minha paixão e minha formação – História – como base para o negócio que pretendia criar com alguns colegas. Buscávamos uma área que nos permitisse empreender, além de contribuir para transformar e impactar a sociedade.

            Na época, falava-se muito em cultura das empresas e de sua relevância para adoção de estratégias de crescimento e expansão. Vislumbramos aí uma oportunidade: desenvolver projetos de história para empresas que buscavam recuperar e registrar seus valores e aspectos culturais, de forma a contribuir para a definição de suas estratégias de negócios.

            Mas foi com meu mestre, querido amigo Júlio Abe Wakahara, que pude vivenciar a experiência da empatia e da transformação. Com os projetos de Museu de Rua, desenvolvemos pesquisas de campo, com registro de depoimentos que deram vida a histórias de bairros e cidades. Toda essa experiência foi essencial para nossos projetos empresariais, que ganharam relevância para as áreas de comunicação e responsabilidade social, que assumiram maior expressividade a partir dos anos de 1990.

            Desde então, com uma equipe engajada e comprometida, desenvolvemos um trabalho primoroso e especializado, e acreditamos mais do que nunca que a memória empresarial contribui decisivamente para a reflexão de uma política sociocultural, inclusiva e sustentável das empresas.

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Vislumbramos aí uma oportunidade: desenvolver projetos de história para empresas que buscavam recuperar e registrar seus valores e aspectos culturais, de forma a contribuir para a definição de suas estratégias de negócios.

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