Case Klabin de Comunicação Integrada

"Memória Empresarial na gestão de negócios".

 

 

O case do Centro de Documentação e Memória da Klabin é ilustrativo e revela a importância de seu alinhamento com as estratégias de negócios da empresa.

Em 2006, a Klabin iniciou, na Unidade Monte Alegre, sediada na cidade de Telêmaco Borba – PR, o Projeto de Expansão MA-1100, o maior de seus 110 anos, com investimentos da ordem de R$ 2,2 bilhões e envolvimento de 24 mil profissionais.

Diante da importância do investimento, da complexidade da execução e da longa duração da implantação, a área de Comunicação vislumbrou a oportunidade de contribuir com a gestão sustentável do projeto e propôs um plano de comunicação integrada que contemplava todos os públicos de interesse.
Nesse projeto, ao Centro de Memória, sob a gestão dos profissionais da TEMPO&MEMÓRIA desde 1989, coube a atribuição de registrar e documentar todo o processo, como parte das premissas do plano de comunicação de garantir o acompanhamento e o comprometimento com o projeto e de aproveitar os benefícios do projeto para impulsionar positivamente a imagem da empresa como inovadora e sustentável.

 

Durante mais de dois anos, nossos profissionais acompanharam essa história desde o início e recolheram depoimentos de engenheiros, funcionários e profissionais ligados ao projeto, personalidades da comunidade, como prefeito e líderes comunitários. Além disso, definiram as diretrizes e coordenaram o processo da documentação histórica do projeto: desde a armazenagem da documentação produzida pelas áreas de Administração, Comunicação e Engenharia, como sua transferência e tratamento, considerando-se as especificidades de cada suporte. Todo esse trabalho com os documentos - imagens, textos e objetos tridimensionais – como o registro de depoimentos relacionados aos dois anos e meio do Projeto Klabin MA-1100, possibilitaram que não houvesse perda de informações de valor histórico, preservando não apenas a memória das ações da empresa e de seus funcionários, mas também uma parte significativa da história do desenvolvimento da comunidade de Telêmaco Borba e do desenvolvimento industrial brasileiro.

Em um mercado caracterizado pela competitividade acirrada, o papel dos Centros de Memória Empresariais assume novos contornos e atribuições. Atributos como marca, identidade e sustentabilidade, compreendidos em seu sentido mais amplo de comprometimento com a comunidade e com as pessoas, tornam-se valores mensuráveis e determinantes para a conquista de consumidores e da liderança no mercado.